Programa

BION 2018 – PENSAMENTOS SELVAGENS 


Como sabemos, BION gerou um estilo original de transmissão de seu pensamento, repercutindo enormemente na evolução das ferramentas clínicas e teóricas utilizadas pelos analistas contemporâneos.


Esta edição do Encontro visa que analistas de diferentes partes do mundo dialoguem livremente sobre as complexidades inerentes à obra de Bion, ampliando o legado que nos foi deixado por este extraordinário pensador.


Com este objetivo, idealizamos um Congresso no qual privilegiaremos um diálogo horizontal entre as pessoas, como ocorre no setting analítico, no qual, embora com funções diferentes em cena, há duas pessoas igualmente interessadas em investigar o desconhecido. Portanto, na estrutura desta edição do Encontro, a função de todos os colegas participantes será equalizada, não teremos conferências magnas ou ênfase na exposição teórica de trabalhos científicos ou premiações de qualquer natureza. Seremos todos chamados para formar um “grupo de trabalho” democrático no qual emergirão espontaneamente lideranças científicas cuja função será estimular e fazer circular o pensamento clínico-científico inspirado em Bion.


Esperamos que se abra, assim, tempos e espaços para dimensões menos lineares, sustentando a perspectiva de aprofundamento e expansão de ideias impactantes, desconcertantes, mas fundamentalmente transformadoras, bem à moda de Bion.


Programa Geral:


26 de Julho de 2018 (quinta-feira):

• 14h30 - 18h00: Secretaria - Entrega das credenciais

• 16h00 - 18h00: Início das atividades científicas
Reunião Plenária: “PENSANDO PENSAMENTOS SELVAGENS” - atividade com todos os participantes do congresso, na qual apresentaremos um breve depoimento gravado em vídeo (1.5 min), de vários convidados, em sua língua nativa, articulando livremente um pensamento sobre PENSAMENTO SELVAGEM. Após a apresentação dos vídeos, abriremos um diálogo livre entre eminentes colegas convidados e o público do auditório.

• 18h30: Abertura Oficial
Apresentação cultural e Homenagem ao Dr. José Américo Junqueira de Mattos, Analista Didata da SBPRP, que foi um dos dois únicos brasileiros que tiveram a honra de serem pessoalmente analisados pelo Dr. Bion e foi um dos principais responsáveis pela difusão das ideias de Bion em nossa região e em todo o Brasil.
A seguir, um Coquetel de Boas-Vindas para todos os congressistas.



27 e 28 de Julho de 2018 (sexta-feira e sábado):

A Programação será a mesma nesses dois dias, variando os temas das mesas, seus debatedores e os estímulos a serem apresentados.

• 08h00 - 9h30: WORKSHOP
Atividades científicas que ocorrerão simultaneamente em várias salas do Congresso, sendo de livre escolha do congressista. Serão na forma de cursos ou estímulos teórico-clínicos que serão desenvolvidos pelos participantes, sobre o tema PENSAMENTOS SELVAGENS, ou sobre algum aspecto relevante do pensamento de Bion. Essas atividades serão espontaneamente oferecidas por colegas da Comissão Científica Internacional (CCI), que é constituída por renomados psicanalistas de várias nacionalidades, reconhecidamente conhecedores do pensar bioniano. Os WORKSHOPs poderão ser de uma hora e meia, dividido em dois dias, totalizando 3 horas de experiência.

• 09h45 - 10h15: PLENÁRIA TEMÁTICA
Apresentação de fragmentos do texto DOMESTICANDO PENSAMENTOS SELVAGENS para todos os participantes, no Auditório, de forma criativa, livre, constituindo-se uma experiência emocional que servirá como estímulo para o debate posterior, mais intimista e de forma aprofundada, que ocorrerá em pequenos grupos.

• 10h30 - 12h00: DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Livre debate sobre o estímulo apresentado na Plenária.

• 12h15 – 15h00: ATELIER CIENTÍFICO (horário duplo)
Essa atividade terá dois vértices: um mais teórico, oferecendo uma série de trabalhos científicos sobre o tema PENSAMENTOS SELVAGENS (disponibilizados pelos colegas da CCI), e um mais clínico, com apresentação de Seminários Clínicos Inéditos de Bion, comentados e coordenados por colegas da CCI. Estas atividades ocorrerão em diversas salas do Centro de Eventos e serão de livre escolha dos congressistas.

• 15h15 – 15h45: PLENÁRIA CLÍNICA
Apresentação de um consagrado Seminário Clínico de Bion para todos os participantes, no Auditório, de forma criativa, livre, constituindo-se uma experiência emocional que servirá como estímulo para o debate posterior, mais intimista e de forma aprofundada, que ocorrerá em pequenos grupos.

• 16h00 – 17h30: DISCUSSÃO EM PEQUENOS GRUPOS
Livre debate sobre o estímulo apresentado na Plenária.

• 17h45 - 19h30: MEET THE ANALYST
Novamente em Plenária, para todos os participantes, convidaremos quatro psicanalistas renomados, que se proporão a comentar livremente sobre temas que tenham sido levantados durante as atividades do dia, debatendo-os de forma espontânea entre si e com o público participante.

• 19h00: LOUNGE INTERATIVO e LANÇAMENTO DE LIVROS
Lançamento dos livros dos autores presentes, com mesas de autógrafos - ao ar livre, ao redor da piscina do hotel e ao som de um seleto grupo musical. Este será um espaço descontraído para as conversas entre colegas, aprofundando e expandindo as experiências vividas durante a jornada de trabalho.

  Baixar Programa Completo

Patrocinadores